Hatha

Peixe

 

P: Quais são as espécies de peixes que posso colocar no Aquário Panorâmico de Parede AcquaSenses?

R: O Aquário Panorâmico AcquaSenses destina-se a peixes tropicais de água doce ou a peixes dourados. Não é permitido colocar água salgada porque as suas propriedades corrosivas podem enferrujar a estrutura do aquário. Algumas espécies de peixes recomendadas:

• Peixes tropicais comunitários: Platis, Tetras, Molinésias, Gupis, Néons
• Ciclídeos: Peixe Papagaio, Ciclídeos Africanos ou Sul-Americanos
• Peixes semi-agressivos: Danios, Pacu Prateado, Barbos Tigre / Verde / Dourado
• Peixe Dourado: quase todas as variantes de peixes dourados (Oranda, Ryukin, cauda de cometa, etc.) ou a espécie mais popular.

Podem ser colocados no Aquário Panorâmico de Parede AcquaSenses quase todas as espécies de peixes de água doce. No entanto, sugerimos que recolha informações nas lojas da especialidade sobre as espécies mais adequadas.



P: Quantos peixes posso ter no Aquário Panorâmico de Parede AcquaSenses?

R: Em geral, a referência para peixes tropicais é de 2,54 cm do tamanho do peixe por 3,78 litros. A capacidade do Aquário Panorâmico AcquaSenses é de 76 litros a 163 litros. É aconselhável começar com 3 ou 4 peixes e não sobrelotar o aquário.
 

P: Os meus peixes morreram todos depois de os ter colocado no aquário.

R: Se estiver a utilizar água da rede pública, certifique-se que a tratou com condicionador para água doce. É aconselhável começar apenas com 1 ou 2 peixes. Caso contrário, pode ocorrer um aumento da concentração de amoníaco, o que normalmente acontece quando a produção de resíduos é excessiva e antes da fixação das bactérias benéficas. Mude cerca de 30% da água e tente novamente! Desta vez apenas com 1 ou 2 peixes.
 

P: Tenho constatado um crescimento excessivo de algas no meu aquário. O que devo fazer?

R: Regra geral, o crescimento das algas resulta do excesso de luz solar e de alimento/nutrientes. Certifique-se que o aquário não está exposto a luz solar directa ou colocado num espaço muito iluminado. Não exagere na quantidade de alimento fornecida (uma vez por dia é mais do que suficiente). Para retirar as algas, utilize o raspador de algas fornecido com o seu aquário. Substitua o filtro e mude cerca de 4 litros de água de 2 em 2 ou de 3 em 3 semanas até a água começar a ficar menos turva. Para resultados rápidos utilize o clarificador de água da NUTAFIN.


P: Que tipo de água devo colocar no aquário?

R: Recomenda-se a utilização de água destilada ou filtrada. Também pode ser utilizada água da torneira, porém, a água potável contém cloraminas, um composto químico constituído por cloro e amoníaco, o qual é inofensivo para o ser humano mas prejudicial para os peixes. A cloramina pode ser eliminada por um condicionador de água que contenha um neutralizador de cloramina. Este tipo de produtos pode ser adquirido em qualquer loja de animais.
 

P: Por que razão devo esperar pelo menos 24 – 48 horas antes de colocar os peixes no aquário?

R: Antes de colocar os peixes no aquário, é necessário esperar que se processe o ciclo de nitrogénio, para aumentar as hipóteses de sobrevivência dos peixes. Cerca de 24 – 48 horas depois, quando o sistema de filtragem está preparado para aceitar o aumento de carga biológica, aconselha-se a colocar um ou dois peixes de cada vez para que o ambiente criado se habitue a processar uma quantidade crescente de dejectos.
 

P: Por que razão só devo colocar um ou dois peixes de cada vez?

R: A razão pela qual só deve ser colocado um ou dois peixes de cada vez, está relacionada com o tempo que o sistema de filtragem necessita para aceitar o aumento de carga biológica que o novo peixe provoca. Não alimente o peixe no primeiro dia para permitir que ele se habitue ao novo habitate. Opte por um peixe zebra para iniciar o ciclo de nitrogénio e garantir a qualidade da água.
Quatro semanas depois, pode acrescentar até dois peixes de cada vez. Sempre que colocar mais um peixe, é aconselhável mudar cerca de 4 litros de água para manter os níveis de amoníaco baixos. Com que frequência deve alimentar os peixes? A maioria dos produtos no mercado recomenda duas vezes por dia, o que é demasiado. Por isso, sugerimos que alimente os seus peixes uma vez por dia e em quantidade suficiente para que eles possam consumir a comida em menos de 2 minutos. A escassez ocasional de alimento não é prejudicial. Se, porventura, se esquecer de os alimentar, não compense a quantidade ministrada da próxima vez.

 

P: Por que é que a água do meu aquário evapora?

R: A evaporação da água varia com as condições atmosféricas. Por isso, usamos bombas de alta potência para aumentar a circulação da água e proporcionar as condições ideais para os peixes. Os movimentos da água oxidam o ar e provocam a sua rápida evaporação.